Bombons - ROUND ONE - FIGHT!!!


Com a aquisição da nova Bimby 5ª geração o ritmo aumentou substancialmente. Mas a pedido de várias familias partilho aqui a 1ª tentativa de fazer bombons. Já pensava fazê-lo mas ainda não tinha surgido a oportunidade e coragem.
Claro que recorri a uma receita da Bimby, mas não tenham ilusões, um bom processador desenrrasca, não a mesma coisa mas serve.
Escolhi uma receita de uns bombons simples, sem ter de recorrer a formas, ainda não estudei esse assunto a fundo, e a utilizar o que tinha na despensa.

BOMBONS DE AVELÃ E AMÊNDOA

Comecei por tostar no forno a 200º durante 6-7 min. 100g de amêndoa pelada e 100g de avelãs. Os frutos devem ser colocados espalhados num tabuleiro forrado a papel vegetal.
Uma nota: se as avelãs tiverem pele como as que eu usei, depois de as tostar basta apenas esfregar umas nas outras com as mãos e a pele salta toda.



Pulveriza-se o açucar (usei açucar mascavado) depois junta-se os frutos e 75g de chocolate de leite e 35g de chocolate de culinária. Tritura-se tudo até formar uma massa homogénea.
Reservar no firgorífico.

Aqui começou a primeira teima, em vez de frigorífico aconselho a colocar no congelador para que a massa, que será o recheio dos bombons, ganhe uma consistência ao ponto de conseguirmos fazer umas bolinhas semelhantes às dos brigadeiros. É o mesmo processo mas consistência como é diferente fica muito mais fácil se formos colocando no congelador até que consigamos fazer as bolinhas. NÃO ESQUECER, untar as mãos com óleo no processo, senão pega-se tudo.

Bolinhas feitas e dispostas por forma a que possam ir ao congelador enquanto se faz a cobertura.
Para a cobertura tritura-se finamente 200g de chocolate e depois derrete-se 140g desse chocolate triturado. Assim que estiver derretido junta-se o restante chocolate. Mergulhar as bolinhas no chocolate com a ajuda de um garfo (ou dois) e deixar escorrer o excesso.
Segunda teima: o chocolate, a meu ver, é um ingrediente caprichoso, por isso cuidado ao derreter para não queimar, senão fica tudo perdido. Outro conselho é assim que estiver derretido manter num recipiente em banho-maria para não solidificar. Assim fica mais fácil dar o banho às bolinhas e retirar o excesso.

 




Et voilá!!! Bombons feitos. é só esperar que fique à temperatura ambiente para não partir nenhum dente e deliciarem-se.

Deixo aqui a imagem do livro de receitas e depois o resultado final dos meus para comparação.












Balanço final:
A repetir, sem dúvida, e até a acrescentar um ingrediente secreto para dar um toque mais pessoal.


Comentários